
Arquivo
MASTERCLASS DE CANTO
No dia 18 de maio de 2019, o Coro do Bom Sucesso organizou uma Masterclass de Canto sob orientação da Prof.ª Filipã Lã, doutorada em Performance - Canto pela Universidade de Sheffield e a primeira não americana a vencer o prestigiado prémio Van Lawrence Fellowship.
ENCERRAMENTO DA ESCOLA DIOCESANA DE MÚSICA SACRA - 31 DE MAIO DE 2014
A paróquia do Bom Sucesso recebeu o convite para acolher o Encerramento da Escola Diocesana de Música Sacra de Coimbra no ano de 2014. Este convite, que muito nos orgulhou, teve desde o primeiro momento toda a nossa colaboração para que se tornasse um êxito. Deixamos, agora, o jornal Ecos da E.D.M.S. que faz uma descrição das atividades desenvolvidas nesse dia, assim como o texto da notícia publicada no Correio de Coimbra.
«Foi no Santuário de Nª Srª da Tocha, monumento nacional que teve origem numa ermida fundada por João Garcia Bacelar na primeira metade do século XVII, que a Escola Diocesana de Musica Sacra (EDMS) deu início às actividades de encerramento de mais um ano lectivo,
com uma visita guiada pelo Pe. Dr. Pedro de Miranda. Dos vários aspectos de significado religioso e cultural, explicou que se deveu ao Mosteiro de Sta. Cruz, que ali exercia a jurisdição eclesiástica e pastoral, a construção do novo santuário que conhecemos e hoje é igreja paroquial.
Na paróquia de Bom Sucesso, onde decorreram os recitais de órgão, de música coral e se celebrou a Solenidade da Ascensão do Senhor, presidida pelo Director da EDMS, Pe. Dr. Augusto Frade, reuniram com os alunos da EDMS, e seus professores, os grupos corais da Tocha, da Sanguinheira, de Liceia e o anfitrião, Bom Sucesso. Houve ainda lugar para uma alocução proferida pela Dra. Cristina Faria, que destacou o papel orante do coro litúrgico nas celebrações e, por isso, a necessária qualidade do que nestas se canta.
A EDMS contou com a prestimosa colaboração não só da comunidade paroquial do Bom Sucesso, tendo o seu pároco, sr. Pe. Dr. Diamantino, acompanhando todas as actividades, mas também das estruturas sociais, destacando-se a Junta de Freguesia, na pessoa do seu presidente, o Sr. Mário Acúrcio, que disponibilizou espaços, acompanhou as actividades e mesmo agradeceu a presença da EDMS.
Os seis finalistas deste ano pertencem às paróquias de Cantanhede (2), de Montemor-o-Velho, de Penacova e de S. Silvestre (2). Felicitamo-los pelo esforço e perseverança nos estudos e pelos resultados obtidos. Não foi inútil o apoio que as paróquias deram a estes alunos na sua formação musical e litúrgica. Chegou a hora de se dedicarem, agora com mais competência e empenho, à animação litúrgica das celebrações comunitárias de modo a torná-las mais atraentes e orientadas para a glória de Deus. Esperamos que a EDMS continue a crescer e a preparar novos trabalhadores para o serviço da evangelização através da música.»
Notícia publicada no Correio de Coimbra a 4 de Junho de 2014
RECITAL DE ÓRGÃO - 17 DE AGOSTO DE 2013
No dia 17 de Agosto de 2013, o Prof. Doutor Rui Vilão presenteou-nos com um magnífico recital de órgão, que foi integrado nas festas em honra de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da paróquia do Bom Sucesso.
Apresentamos, para consulta, o programa deste recital de órgão.
INAUGURAÇÃO E BÊNÇÃO DO ÓRGÃO
«A comunidade paroquial de Bom Sucesso (Figueira da Foz) reuniu-se no passado dia 30 de Dezembro para celebrar a Festa da Sagrada Família e a bênção do seu novo órgão.
Este deve ser um motivo de júbilo para toda a diocese, neste Ano da Fé, pois a Igreja Católica reafirmou no Concílio Vaticano II, a excelência do órgão nos actos de culto divino, assim se expressando: "Tenha-se em grande apreço na Igreja latina o órgão de tubos, (...) cujo som é capaz de dar às cerimónias do culto um esplendor extraordinário e elevar poderosamente o espírito para Deus." (Sacrosanctum Concilium nº 120).
Trata-se de um órgão de tubos construído por Fama & Raadgever em 1978, que se encontrava em Bennekom (Holanda). Possui dois manuais e pedaleira e conta com 16 meios registos. Foi implantado e afinado, no coro alto da igreja matriz, pelo organeiro Pedro Guimarães.
Após a bênção do órgão pelo pároco desta comunidade, Pe. Diamantino da Cruz Vieira, teve lugar uma audição de órgão e canto, partindo da riquíssima temática alusiva ao Natal, estando ao órgão Helder Farinha e no canto Helena Rodrigues e João Duarte.»
Notícia publicada no Correio de Coimbra a 9 de Janeiro de 2013
No jornal Ecos da Escola Diocesana de Música Sacra também foi publicada uma notícia.

O Programa interpretado foi:
- J.S. Bach - Toccata em ré menor, BWV 565
- El-Rei D. João IV de Portugal - Adeste Fideles
- J.S. Bach - coral Nun komm, der Heiden Heiland, BWV 659
- F. Silva - Anjos e Pastores
- C. Seixas - Sonata em lá menor
- Gloria - Missa de Angelis
- S. Karg-Elert - Nun danket alle Gott
- Johannes Eccard - Resonet in Laudibus (canto natalício)
- J.S. Bach - Fuga em ré menor, BWV 565
Finalmente, não podemos deixar de agradecer ao Conselho Económico da Paróquia do Bom Sucesso que acolheu desde o primeiro momento a proposta de enriquecer o património da Paróquia com este instrumento. Também se agradece à Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios do ano de 2012, que contribuiu com o lucro desta festa para financiar parte das despesas com a aquisição do órgão.